domingo, 10 de janeiro de 2010

Chile - toques

Câmbio
Opções para câmbio, da pior pra melhor:
1 - Traveler checks. Para quem prioriza segurança, a pior opção. Graças à sugestão da minha gerente do Unibanco, que é uma paquiderme, foi o que eu fiz. Perde-se aqui na compra, perde-se lá na troca e há pouquíssimas casas de câmbio que trocam. Se for teimoso e insistir, a melhor cotação é a da AFEX, com algumas lojas na cidade.
2 - Comprar dólares. Perde-se duas vezes também
3 - Comprar pesos chilenos aqui. A cotação é ruim.
4 - Levar reais. Qualquer casa de câmbio compra e paga bem.
5 - Ter uma conta em banco com agência no Chile e que aceite saques com cartão. A conversão em pesos é direta, paga-se pequena comissão mas, ainda assim, é a melhor.

Hospedagem
O Hostal Bellavista de Santiago é sensacional, amplo, seguro, com ótima localização. O Amsterdam tem uma vibe muito boa (Graças a Mitzi e Yutsi, diga-se) e está muito bem localizado, com a única ressalva do quarto ser apertado e da limpeza meio precária.
Mas Hostal exige um "espírito" de alberguista. Os quartos são coletivos, a rotatividade é grande e o café da manhã é sempre modesto. Se estiver disposto a encarar, vale muito a pena pelo convívio e economia.
Valores (em peso chileno): Bellavista $8000/dia e Amsterdam $16000/dia (para o reveillón, bem mais caro)

Transporte
Em Santiago, metrô sempre que possível (quase sempre é). Em Valpo, o trem funciona em horário limitadíssimo, vale pegar o taxi-bus ou busão mesmo.
Valores: $12000 a $15000 (taxi do aeroporto), $400 a $460 (metrô) e $320 a $500 (bus ou taxi-bus)

Alimentação
Nesse quesito, o excesso de dígitos sempre vai confundir e, ao comer todo dia em restaurante, sempre se fica com a sensação de que está pagando muito barato. Ao fazer as contas, surpresa, você pagou $10000 num almoço trivial e achou que saiu no lucro, mas lá se foram R$ 35,00 a R$40,00.
A alternativa mais barata (os europeus fazem muito isso) seria comprar em supermercado e preparar no hostal, mas inviável pra quem quer aproveitar o tempo.
A opção intermediária é se programar para almoçar em pontos mais afastados do circuito turístico, onde a comida é mais variada e econômica. Se não tiver jeito, procure os PFs promo.
Valores: $3200 ("pollo + papas" ou "bife a lo pobre"), $6000 (pescado ou salmón em Valpo), $7800 (paella no mercado central), $1500 (Escudo ou Cristal, as piores) a $2200 (Royal ou Austral, as intermediárias)

Passeios
Vários espaços culturais oferecem horários gratuitos ou promocionais.
Valores: $28000 (passeio ao Valle Nevado), $3000 (La Sebastiana), $1000 (Centro Cultural La Moneda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário