quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Chile 06

Andes
No Valle Nevado, valeu por enfrentar o medo de altura no teleférico. Mesmo em janeiro e sem neve, muito, mas muito frio. Voltar aqui em junho? difícil.

Diversidade no Chile
Quase não se vêem negros em Santiago. Pablo me diz que, talvez por conta da baixa tolerência ao frio, a escravidão se restringiu mais ao norte. Isso fez de Santiago um lugar com pouca diversidade étnica e religiosa. Por aqui não há santerias (afro) como em outros países latinos e, de vez em quando, se encontra um ou outro Hare Krishna ou leitor de tarô desolado. Imagino o aperreio de Paz Victória. O Chile é, por excelência, um país católico, com algumas igrejas protestantes. O que vi de diferente também são os "animitas", espécie de ex-voto que se faz por uma pessoa que morre envolvida em martírio. Alguém é atropelado e logo se coloca uma plaquetinha, identificando que ali possa estar um interlocutor do mundo dos mortos.
Por outro lado, no campo das sexualidades, embora ainda retraídos e confinados em guetos, a comunidade começa um movimento de visibilidade.

dia 06 - Valle Nevado (sem neve), Pio, Davi, Josi, Pablo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário